domingo, 26 de outubro de 2014

POLÍTICA - "Ranking dos Políticos"

RANKIN DOS POLÍTICOS

Quem Somos

Olá, somos Alexandre e Renato, ambos administradores de empresas e criamos esse site como uma iniciativa particular. Não temos cargos políticos, nunca concorremos a nenhuma candidatura ou temos qualquer vínculo com partidos e etc., Na realidade, essa atitude baseia-se somente pela indignação que partilhamos com muitos outros brasileiros perante os frequentes desmandos e escândalos que ocorrem na esfera pública brasileira. É muito frustrante termos a noção de onde o Brasil poderia chegar, do nosso potencial e vermos este futuro sendo jogado fora por um Estado corrupto e ineficiente. Assim, fundamos em 2011 o instituto Voto real com o objetivo de abrigar o projeto Ranking dos Políticos, no qual tudo é bancado pelo nosso bolso, não aceitamos doações, somos independentes e não devemos favores.
Eu, Alexandre, sou formado pela FGV de São Paulo no curso de administração de empresas, com especialização em economia na Universidade de Jerusalém, MBA pelo Insper-IBMEC e OPM na Harvard Business School.
Eu, Renato, sou formado também na FGV, concluí meu mestrado em economia pela USP e doutorado em administração novamente na FGV.
Dirigimos voluntariamente uma escola filantrópica na Comunidade Paraisópolis em São Paulo. E em 2007, escrevemos juntos o livro "Carregando o Elefante - como livrar-se das amarras que impedem o Brasil de decolar". Este que descreve os principais problemas brasileiros e oferece sugestões concretas para soluções, sendo, de fato, o que inspirou a criação, em 2011, do Ranking dos Políticos.

 

Critérios do Ranking

O QUE É O RANKING DOS POLÍTICOS?
Somos um ranking que compara políticos de todo o Brasil. Classificamos os legisladores do melhor para o pior. Sabemos que existe uma enorme quantidade de corruptos e incompetentes na política brasileira. No entanto, se votarmos em massa nos melhores (ou menos piores), incentivaremos uma melhoria no panorama político do Brasil. Nossa meta é oferecer informação para ajudar de forma objetiva as pessoas a votarem melhor. Somos um site particular criado por dois administradores de empresa. Não somos filiados a nenhum partido político ou grupo de interesse.

QUAL É A IMPORTÂNCIA DESSE PROJETO?
Consertar os problemas brasileiros só pode ser feito pelas vias políticas, ou seja, votando e implantando leis boas. Como os políticos são os maiores beneficiários da situação atual, não é fácil fazê-los votar leis que prejudiquem a si mesmos. A boa notícia é que mesmo os políticos mais corruptos também dependem de votos, portanto, se a população votar melhor, consequentemente teremos políticos melhores e, aos poucos, pode-se aumentar a qualidade dos nossos representantes públicos. Com o tempo, se conseguirmos dezenas de milhões de eleitores acompanhando o Ranking, além de colocar para fora os corruptos, ainda criaremos um forte incentivo aos demais políticos para se comportarem bem, pois saberão que se trabalharem mal, perderão pontos no Ranking.

QUAL É O IMPACTO DO RANKING NO ELEITOR?
Um brasileiro que quiser votar com um mínimo grau de critério precisaria despender dezenas de horas por eleição pesquisando informações sobre os candidatos. Poucos tem o tempo ou a disposição para fazer isso, apesar da gigantesca importância para o País. O Ranking dos Políticos reúne eletronicamente centenas de milhares de fatos sobre todos os políticos e os resume de forma simples de escolher. Ao consultar o Ranking dos Políticos, mesmo que não tenha tempo, um eleitor pode votar de modo consciente em poucos minutos e evitar que os maus políticos sejam reeleitos.

QUEM CRIOU ESSE SITE E POR QUÊ?
Esse site foi idealizado por Alexandre e Renato, dois administradores de empresa que, igualmente a milhões de brasileiros, estão indignados com a corrupção e a má qualidade do setor público em geral. Acreditamos que manifestações genéricas não resolvem o problema, pois elas favorecem os mais corruptos, passando a impressão de que "ninguém presta" e acabando com o incentivo de retirarmos os piores da política. Acreditamos que o Ranking seja a maneira mais eficiente de melhorar o Brasil, pois se tirarmos os piores e votarmos nos menos piores, criaremos um ciclo virtuoso de melhoria.

QUEM FINANCIA ESSE SITE?
Esse site é uma iniciativa particular dos fundadores, que são também os únicos financiadores desse projeto. Até o momento, foram investidos cerca de trinta mil reais na criação do site e mais cerca de cinco mil reais por mês de manutenção. Entendemos que esse projeto é uma contribuição para melhorar a cidadania no Brasil e queremos permanecer sempre independentes. Não aceitamos doações nem recebemos dinheiro de fora, nem de pessoas físicas nem instituições nem ninguém. Se alguém quiser contribuir com esse trabalho basta nos enviar informações sobre políticos.

COMO SABER SE ESSE SITE É REALMENTE NEUTRO?
Todos os dados apresentados nesse projeto são de origem oficial pública, sendo a maioria deles vindos diretamente do site do Congresso. Cada ponto ganho ou tirado está documentado, com a origem da informação e a fonte, de modo que qualquer um possa conferir. Nosso trabalho não é criar informações e sim apenas buscá-las nas fontes oficiais (veículos da grande mídia, fichas criminais no judiciário, dados do Congresso, etc), organizando as informações para facilitar a leitura. Somos auditados diariamente por milhares de visitantes que acompanham o ranking, conferem, criticam e corrigem, quando necessário.

COMO É CALCULADO O RANKING?
Cada político começa com duzentos pontos e, de acordo com os dados que obtemos, ele pode ganhar ou perder pontos. Consideramos como válidas as informações vindas de fontes oficiais, como sites governamentais e de veículos de mídia de primeira linha. Além disso, acompanhamos as votações de cada político e classificamos as leis de acordo com o quanto elas ajudam ou atrapalham o País, de acordo com os critérios do site.
FONTE: Site Ranking dos Políticos.

[Comentário Enzo]
Temos que estar atentos aos governantes desse país, que anda tão mal representado. Ter uma ferramenta para ajudar nessa escolha é bem vinda e não perder a esperança.

Nenhum comentário:

Postar um comentário