domingo, 24 de agosto de 2014

SAÚDE E BEM ESTAR - "A nova velha praia o Rio."


Praia da Bica, na Ilha do Governador, volta a figurar entre as próprias para o banho após dez anos

O carioca, especialmente o insulano, pode estar perto de recuperar um histórico ponto de lazer: a Praia da Bica, na Ilha do Governador. Depois de 10 anos, a área ganhou o status de balneável no trecho em frente à Rua Henrique Lacombe, de acordo com boletim do Instituto Estadual do Ambiente (Inea) divulgado no dia 15 de julho. Antes dominada por lixo e línguas negras, o cenário do local já atrai esportistas, banhistas e animais aquáticos.
O instrutor de stand up paddle Marcos dos Santos Teixeira, de 48 anos, garante que agora é fácil encontrar peixes e cavalos marinhos nas águas claras da Praia da Bica. Morador do bairro desde criança, mas afastado do balneário há quase 20 anos, ele retornou em fevereiro deste ano e resolveu ajudar numa escolinha do esporte montada ali mesmo.
— Acho que nós estamos ajudando a quebrar o estigma da praia, tida como suja e imprópria. As pessoas passam, veem que estamos aqui e voltam. Hoje, já tem futevôlei, gente correndo na areia e quiosques funcionando. Nossa área de lazer voltou — afirmou Marcos.

Moradores reticentes
Um dos exemplos é o funcionário público Daniel Gallo, de 33 anos, que só retornou por causa das aulas de stand up paddle. Frequentando a escola há menos de um mês, Daniel confessou que tinha receio de pisar na praia. Agora, confiante, ele traça uma meta: ir até seu trabalho, na Ilha do Fundão, remando em pé em cima da prancha de surfe.
— A qualidade melhorou bastante. Vou até trabalhar saindo daqui — disse Daniel.
Apesar da aparente mudança, antigos frequentadores da praia ainda preferem esperar mais um pouco para colocar a Bica dentro dos seus roteiros de área de lazer. A maior reclamação é a sujeira encontrada na areia — em menor quantidade se for comparada com imagens da década de 90, por exemplo.
— Não traria meu filho para tomar banho aqui. Ainda tenho medo. Mas talvez eu volte, sim — ponderou Eliane Alves da Silva, de 33 anos.
As melhorias na praia são resultado do Projeto Sena Limpa, lançado em 2012 pelo governo do estado em parceria com a Prefeitura do Rio.

Boletins quinzenais de balneabilidade
Leonardo Daemon, gerente de qualidade do Inea, explica que o banhista deve ficar atento aos comunicados do órgão sobre a balneabilidade das praias do Rio. Os boletins são divulgados a cada 15 dias e a classificação pode mudar.
— Apesar da transparência da água é preciso ficar de olhos nas nossas avaliações. Depois de chuvas, por exemplo, as praias, geralmente, ficam impróprias. Mas não vamos negar o avanço da Praia da Bica — comentou.
A areia da Praia da Bica também voltou a ser recomendada. Com a eliminação de oito línguas negras, o trecho em frente à Rua Henrique Lacombe está próprio desde maio, segundo a secretaria municipal de Meio Ambiente.
Até dezembro deste ano, a tendência é de que a área melhore ainda mais. Até lá, as obras de recuperação para eliminar os despejo de esgoto in natura na praia serão finalizadas. Foram investidos cerca de R$ 26 milhões nas intervenções. O projeto também é realizado pela Cedae, Rio Águas e Comlurb.

Memória: ‘Point’ até meados dos anos 90
Localizada no Jardim Guanabara, a Praia da Bica era ponto de encontro dos moradores da Ilha e de regiões vizinhas, como a Baixada Fluminense, até meados da década de 90. Sua decadência veio junto com o aumento da poluição da água e da areia.
Em 1998, um levantamento da Secretaria de Meio Ambiente apontou que, em 100 ml de água coletada, existiam mais de 216 mil coliformes, número 200 vezes maior do que o recomendado. Hoje, está em 500 coliformes para 100 ml.
Fonte: SITE extra.globo.com - 10/08/14 06:30 Atualizado em 10/08/14 18:24 – Por Igor Ricardo.

[Comentário ENZO]
Nós temos visto neste último ano, obras, por ruas de nosso bairro, que fazem parte de tão sonhada despoluição da Baía da Guanabara.
Essa nova melhoria na praia é um avanço para a beleza e qualidade da nossa Ilha e como carioca eu amo a praia.  Não só a praia da Bica, como todas as outras, banhadas pela baía, vão ficar mais lindas e trará uma qualidade de vida, pra quem freqüentar esses locais: Esporte, diversão, passeios e brincadeiras. Espero que todos tenham essa oportunidade de ver a nossa praia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário