domingo, 18 de maio de 2014

ÉTICA E CIDADANIA - "Ética e Cidadania"

Em Manaus, pessoas comuns dão exemplos de como exercer a cidadania
ONU - Ser cidadão é ter direito à vida, à liberdade, à propriedade e à igualdade.
[ i ] O pernambucano aposentado Valdecir Félix de Souza passou a plantar árvores e flores na rua onde mora, em Adrianópolis, para reduzir o impacto da sujeira acumulada no igarapé.
Manaus - Resgatar a cidadania esquecida no ‘fundo do baú’ e contribuir para o desenvolvimento do local onde se vive pode não ser tão difícil como parece. Medidas simples, como plantar uma árvore ou ceder à comunidade um local para leitura, podem fazer tanta diferença quanto descobrir a cura para uma doença rara.
Há 25 anos morando em um pequeno sítio, na Rua C, do bairro Adrianópolis, zona centro-sul, o pernambucano aposentado Valdecir Félix de Souza, 67, encontrou na arborização uma forma de contribuir com a vizinhança.
“Estou na luta para preservar o meio ambiente. Infelizmente, nem todos têm a visão de como é importante ter verde em casa”, revelou.
Abacateiros, mangueiras, coqueiros, pimenteiras e até espécies próprias para infusões, como capim santo, são algumas das árvores plantadas e cuidadas pelo agricultor, diariamente das 5h às 23h.
Morando com a esposa e dois filhos com necessidades especiais, Souza destacou que as plantas, além de proporcionarem um ambiente mais fresco e belo visualmente à família, reduzem o impacto da sujeira acumulada no igarapé vizinho à residência.
“Ainda hoje as pessoas jogam lixo no igarapé. O único quem faz arborização sou eu”, lamentou.
Segundo Souza, além de uma diversão para a família, acostumada a sentar à sombra das árvores para jogar conversa fora, os frutos proporcionam uma renda familiar extra de R$ 300 mensais.
Com gramado e até espécies de outras regiões, doados por um condomínio vizinho e plantadas na calçada, ‘Sr. Pernambuco’, como é conhecido nas redondezas, contou que enfrenta diariamente a falta de compreensão dos pedestres.
“Muitos pisam nas plantas de maldade. No ano passado, por exemplo, acabaram com meus três pés de pimenta malagueta assim”, informou.  

FONTE: Site d24am.com - 03 Fev 2013 . 09:30 h . Annyelle Bezerra .

[Comentário Enzo]
     Exemplo que cada um de nós, pode exercer de forma simples a cidadania.
     Uma pessoa assim não pensa só em si, mas em quem está a sua volta e nas gerações que virão. Mas é preciso, por outro lado, as pessoas, terem educação e respeitar os outros, se você não quer fazer nada para o nosso planeta, também não atrapalhe.

Nenhum comentário:

Postar um comentário