sábado, 4 de maio de 2013

EDUCAÇÃO - "Ensino domiciliar ganha força mesmo com escola obrigatória aos 4 anos"

Ensino domiciliar ganha força mesmo com escola obrigatória aos 4 anos

Com a alteração na LDB, o ingresso na escola torna-se obrigatório a partir dos 4 anos. Mesmo assim, alguns pais defendem o ensino em casa

Em abril, a sanção da lei que determina mudanças na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) tornou a educação básica obrigatória a partir dos 4 anos, fazendo com que os pais tenham de matricular os filhos na escola mais cedo. A medida contrasta e chama a atenção para uma alternativa de ensino que toma forma no Brasil: a domiciliar.
A professora da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) Libânia Xavier indica que, para a educação, de modo geral, a obrigatoriedade traz benefícios. "Se houver boa infraestrutura e qualidade de ensino, teremos crianças socializando e iniciando o aprendizado com supervisão mais cedo. Isso é um ganho enorme", defende. Doutor em educação e professor da Faculdade de Educação da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-Minas), Carlos Roberto Jamil Cury acredita que a mudança na LDB pode estimular o debate sobre a educação no Brasil, uma vez que a questão da obrigatoriedade é bastante complexa, por ser onde conflui o direito da criança do adolescente e o dever do Estado.
FONTE: Site Terra - 04 de Maio de 2013 > Notícias > Educação.[ENZO] Concordo que quanto mais cedo entrar na escola, melhor para o aprendizado. Conhecendo coisas diferentes, do que aprendendo em casa e também ajuda na timidez, se relacionando com outras crianças. Porém, acho que os pais devem decidir o momento certo para a criança e não ser obrigatório.

Nenhum comentário:

Postar um comentário